Gaudí, uma visão poliédrica

Mostra fotográfica itinerante em comemoração aos 150 anos de nascimento do arquiteto catalão Antoni Gaudí, celebrados no ano de 2002. A exposição está composta por 52 fotografias (50 x 60 cm) realizadas por Manel Armengol, Toni Catany, Manel Esclusa, Marc Llimargas, Leopold Pomés, Humberto Rivas e Rafel Vargas, recriando o universo de Gaudí com uma visão renovada.

Nestas fotos há elementos como a imaginação, a poesia, ou o organicismo que caracterizam o poliédrico mundo gaudiniano. As fotos refletem também sete interpretações diferentes, que vão desde o desejo de captar a essência de Gaudí com objetividade, até a recriação subjetiva através dos recursos da linguagem fotográfica. O resultado é uma visão do legado de Gaudí, como homenagem ao arquiteto na celebração do sesquicentenário de seu nascimento e, ao mesmo tempo, uma mostra da esplêndida situação da criação artística contemporânea na Catalunha.

Após apresentar-se em Roma, Milão, Munique, Tel-Aviv e Nova York, São Paulo recebeu a mostra fotográfica itinerante “Gaudí, uma visão poliédrica” no MuBE (Museu Brasileiro da Escultura), no período de 1 a 25 de julho de 2003.