As 'falles' de Alta Ribagorça

Tradição ancestral de culto ao Sol

Todos os anos, no verão, os habitantes dos povoados da Alta Ribagorça celebram as Falles, uma festa muito tradicional nesta comarca. Esta cerimônia, relacionada com o culto ao sol pelos povos primitivos, é realizada para agradecer pelo bom êxito da colheita e a chegada do bom tempo. As falles são constituídas de varas de aproximadamente dois metros de comprimento, em cuja extremidade é colocada uma tocha embebida em resina. Há outras que se compõem de uma só peça, e se denominam rentines. Em geral, são preparadas pelos jovens.

A descida se inicia na parte mais elevada de uma montanha, e que possa ser vista desde o povoado. Ali no local, deverá estar plantado um pinheiro, denominado faro, é onde serão acesas as falles antes de iniciar a descida. Esse trajeto é guiado pelo cap de colla (chefe da equipe).

O caminho de fogo percorre o caminho montanha abaixo, até chegar na praça do povoado, onde é recebido ao som de música e badaladas de sinos. No meio da praça vão se amontoando as falles já meio consumidas, até formar uma enorme fogueira, e ao seu redor, se dançará a noite inteira.