A festa de Sant Medir
Uma das mais tradicionais de Gràcia
Segundo a tradição, Sant Medir viveu por volta do ano 303. Era camponês e vivia numa casa que ficava no início do caminho velho que ia de Barcelona ao Vallès. Isso foi na época do domínio romano do Imperador Diocleciano, que mantinha uma intensa perseguição aos cristãos. De acordo com a lenda, Santo Medir foi feito prisioneiro enquanto plantava favas, legume que crescia em abundância na Catalunha.
No local onde Sant Medir possuía a sua casa, muitos anos depois foi construída uma capela onde atualmente, são feitas Romarias. A história desta comemoração se inicia no ano de 1830, quando um padeiro da Vila de Gràcia (hoje um bairro de Barcelona), satisfeito com a graça concedida, decidiu fazer uma peregrinação anual à capela no dia de Sant Medir. Esta manifestação de agradecimento cristão converteu-se, hoje, em uma doce tradição que reúne muitas pessoas, com a participação de grupos de Gràcia e Sarrià que utilizam diversos tipos de veículos, especialmente carruagens e cavalos.
Durante a cavalgada, são distribuídos doces e balas ao público, daí o nome de “doce tradição”. A cada ano, no dia 3 de março, os Romeiros seguem o caminho até a capela de Sant Medir, que fica na Serra de Collserola, onde se realiza uma missa solene em homenagem ao santo. À tarde, todos os grupos de Gràcia, Sarrià e Sants-La Bordeta se reúnen num magnífico desfile na rua Gran de Gràcia.