A Fundació.cat criou um dispositivo que vai permitir monitorar, de maneira contínua, futuras incidências que possam afetar o posicionamento do catalão na Internet. Esse monitoramento será feito por meio de uma rede de sensores que abrangerá todas as regiões de fala catalã.
Essa rede, administrada pela Fundació.cat, fará pesquisas autônomas a fim de avaliar a presença digital do catalão, levando em consideração em diversos fatores. A princípio, o monitoramento começará a partir dos motores de pesquisa Google e Bing.
Informação relacionada: Cresce a presença do catalão nas plataformas
O primeiro sensor dessa rede de monitoramento será instalado em València, em 17 de outubro, na sede da Acció Cultural del País Valencià, entidade que integra a Aliança pela Presença Digital do Catalão, coordenada pela Fundació.cat. Nas etapas posteriores, terão acesso aos demais sensores entidades e empresas que colaboraram na criação do relatório sobre o posicionamento do catalão na Internet.
Desenvolvida com os próprios recursos da Fundació.cat, essa tecnologia deverá estar disponível em código aberto. Em 19 de outubro, a rede de monitoramento digital do catalão será apresentada na reunião do intergrupo de Minorias do Parlamento Europeu.
_ Com informações do portal de notícias Aqui Catalunha