A CIDADE DE TERRASSA HOMENAGEIA O ARTISTA PLÁSTICO PERE TORT


Com o apoio da Câmara Municipal de Terrassa, inaugurou-se dia 22 de dezembro, nesta cidade da Catalunha (Espanha), a exposição "Introspectiva", do artista plástico catalão radicado no Brasil, Pere Tort.

Esta é uma homenagem da cidade de Terrassa ao artista que, por mais de trinta anos, nela cresceu, passou sua juventude e formou-se, tanto artisticamente como profissionalmente. Conta-se que seu amigo pessoal Joan Brossa, quando quis citá-lo em um de seus poemas visuais perguntou-lhe: "De onde digo que és? De Barcelona (onde nasceu) ou de Terrassa?" Ao que Pere lhe respondeu: "Diz de Terrassa...." e assim consta no poema. Anos mais tarde, Pedro transferiu-se para São Paulo mas mesmo assim, até os dias de hoje, jamais deixou de expor periodicamente as suas obras em Terrassa.

A exposição atual está sediada na Sala Muncunill, Plaça Ditó 3, Terrassa, é formada por quase 50 obras do artista e o encerramento está previsto para o dia 30 de janeiro de 2005. Pedro Tort, como é conhecido no Brasil, estabeleceu-se em São Paulo no ano de 1952, na época em que se renovaram os conceitos estéticos europeus nos "Salões de Arte Moderna", precursores das bienais paulistas.

Suas obras podem ser encontradas nos principais museus, centros culturais e coleções privadas em diferentes estados brasileiros (incluindo-se a Pinacoteca do Estado de São Paulo), Europa, Japão e EUA.

 Mais...
- "infoCatalonia" - Boletim eletrônico do Catalonia

Com o apoio de :