Em 26 de abril será comemorado o Dia Internacional da Catalunha Exterior 2009


Barcelona, 07-04-2009


Com o objetivo de recordar as centenas de milhares de catalães que vivem fora da Catalunha, no domingo 26 de abril, será comemorado o Dia Internacional da Catalunha Exterior 2009.

A celebração é uma iniciativa da Federació Internacional d’Entitats Catalanes (FIEC), que agrupa a maioria dos centros e associações catalãs do exterior. No Encontro de Centros Catalães do Cone Sul da América, que foi realizado em 1997 na cidade argentina de Mendoza, a FIEC apresentou a proposta de instituir essa data comemorativa. A proposta foi aprovada por maioria, tanto pelas comunidades catalãs da América como também pelas da Europa e do resto do mundo. No ano 1998 foi celebrado pela primeira vez o Dia Internacional da Catalunha Exterior.

Em 4 de março de 1999, o Parlamento da Catalunha aprovou uma resolução que oficializou a comemoração e que dizia: “O Parlamento da Catalunha, solicita ao Governo da Catalunha que estabeleça oficialmente a celebração do Dia Internacional da Catalunha Exterior no dia de Sant Jordi, ou no primeiro domingo após Sant Jordi, se esta data não cair num domingo, e que no marco das suas competências, o Governo dê destaque público a esta comemoração”. Assim, a Generalitat de Catalunya, na sua reunião de 6 de abril do mesmo ano 1999, resolveu declarar oficial o Dia Internacional da Catalunha Exterior.

Desde a criação da comemoração, a FIEC divulga a cada ano um cartaz comemorativo. O cartaz deste ano 2009 é uma obra de Maria Andrews residente em San Francisco (Califórnia - EUA).

Maria Andrews nasceu em Sabadell onde tem a maior parte da sua família. Atualmente está residindo nos Estados Unidos durante sete meses por ano e na Catalunha o resto do tempo. Tem a formação em Belas Artes pelo Instituto de Arte de San Francisco, onde estudou fotografia com os famosos fotógrafos Pirkle Jones, Larry Sultan e Jim Goldberg, e também pintura com Carlos Villa, Sam Tchakalian, Irene Pijoan e Pat Klein.

Nas edições anteriores o cartaz comemorativo do Dia Internacional da Catalunha Exterior foi obra dos seguintes artistas: Ràfols Casamada (1998), Antoni Clavé (1999), Josep Guinovart (2000), Chantal Ripol (2001), Roser Capdevila (2002), Sergi Mas (2003), Maria Girona (2004), Pilar Alférez Pinós (2005), Antoni Tàpies (2006), Núria Muñoz Ginesta (2007), Carles Ballesteros (2008) e, este ano, Maria Andrews (2009).

.



Veja aqui o cartaz de Maria Andrews (2009)

Federació Internacional d’Entitats Catalanes (FIEC)
www.fiecweb.cat    Telèfon: +34- 934123294



 Mais...
- "infoCatalonia" - Boletim eletrônico do Catalonia

Com o apoio de :