Dia Internacional da Catalunha Exterior 2005
Com o objetivo de lembrar as centenas de milhares de catalães que vivem fora de seu país, será comemorado o Dia Internacional da Catalunha Exterior.

A celebração deste dia é uma iniciativa da Federação Internacional de Entidades Catalãs (FIEC), que agrupa a maioria dos Centros Catalães e Associações catalãs do exterior. No dia 4 de março de 1999 o parlamento da Catalunha aprovou uma resolução declarando oficial a "Diada" com o seguinte texto:

"O Parlamento da Catalunha solicita ao Governo estabelecer, oficialmente, a comemoração do Dia Internacional da Catalunha Exterior no dia de São Jorge ou no primeiro domingo após São Jorge, caso esta data não venha a ser em um domingo, e no exercício de suas atribuições, dar total respaldo público a este evento."

Neste sentido, o Governo da Catalunha, em reunião do dia 6 de abril do mesmo ano, declarou oficial a comemoração desta "Diada".

Cada ano a FIEC edita um cartaz para comemorar a jornada. Este ano está representado por uma obra de Maria Girona. Nas edições anteriores os cartazes comemorativos do Dia Internacional da Catalunha Exterior foram elaborados pelos seguintes artistas:




Ràfols Casamada (1998)

Antoni Clavé(1999)

Josep Guinovart (2000)

Chantal Ripol (2001)

Roser Capdevila (2002)

Sergi Mas (2003)

Maria Girona (2004)

Pilar Alférez i Pinós (2005)
 Mais...
- "infoCatalonia" - Boletim eletrônico do Catalonia

Com o apoio de :