Cultura
Festes del Segar i el Batre (Festas da Colheita do Trigo)
Avià - Bergedà
18 de julho 2004


A cultura e o legado popular tradicional de nossa terra é baseada na boa medida das atividades campesinas. Por quê? Pois porque uma boa colheita representava a sobrevivência ou não de uma família. Tudo dependia dos cereais, da vinha e dos animais. Por esta razão, quando conversamos com alguém da geração mais antiga, eles sempre consideram o trabalho de colher ou de qualquer outra atividade relacionada, como uma festa.
Em Avià, no coração do Bergedà, a colheita do trigo transforma-se num grande espetáculo onde o tempo parece retroceder anos e anos atrás e é revivido com toda a sua naturalidade, de uma forma muito diferente da praticada hoje em dia pelos camponeses catalães.



Muito cedo, por volta das 9:00h tem início o trabalho da colheita. Primeiro a ceifa, depois a batida. Durante este evento, podemos participar de uma Feira de Produtos Artesanais e de um Encontro de Bordadeiras.

Depois de um breve lanche matinal, poderemos ver como eram feitas as cordas e os bastões, e o fiar da lã.




Terminada a batida, os segadores de Centelles fazem um palheiro tradicional com o bastão e colocam uma panela por cima.




À tarde a gastronomia é a estrela da festa com o concurso da "cuina del confitat" (cozinha doce ) acompanhado de música tradicional e terminando com a degustação do "pastis del segador" ( torta do segador ) embebido com os "porrons" cheios de vinho moscatel.






Site de referência:
www.firesifestes.com/Fires/F-Segar-Batre-Avia.htm


 Mais...
História
Símbolos
Cultura
Governo
Turismo


Com o apoio de :