Cultura
AS "FALLAS" DA ALTA RIBAGORÇA
19 e 23 de junho e 9 e 16 de julho.
Todos os anos, no verão, os habitantes dos povoados da Alta Ribagorça "percorrem as Fallas" , uma festa muito tradicional nesta comarca. Esta cerimônia, relacionada com o culto ao sol pelos povos primitivos, é realizada com a finalidade de agradecer pelo bom êxito da colheita e a chegada do bom tempo. As "fallas" são constituídas de varas de aproximadamente dois metros de comprimento, em cuja extremidade é colocada uma tocha embebida em resina. Há outras que se compõem de uma só peça, e se denominam "rentines". Em geral, são preparadas pelos jovens.
A "Descida" se inicia na parte mais elevada de uma montanha, e que possa ser vista desde o povoado. Ali no local, deverá estar plantado um pinheiro, denominado "faro", é onde serão acesas as "fallas" antes de iniciar a descida. Este trajeto é guiado pelo "cap de colla" ou chefe da equipe.
O caminho de fogo percorre o caminho montanha abaixo, até chegar na praça do povoado, onde é recebido ao som de música e badaladas de sinos. No meio da praça vão se amontoando as 'fallas" já meio consumidas, até formar uma enorme fogueira, e ao seu redor, se dançará a noite inteira.

Site para consulta: www.firesifestes.com/Fires/F-Falles-Alta-Ribagorsa.htm

Mapa da região da Alta Ribagorça



 Mais...
História
Símbolos
Cultura
Governo
Turismo


Com o apoio de :