Cultura
A FESTA DA MATANÇA DO PORCO
La Cellera de Ter - La Selva ( 07/03/2004 )
porc

No ano 1974, o Centro Cultural Paroquial da cidade de La Cellera de Ter na Comarca de La Selva, decidiu levar adiante uma iniciativa que pretendia divulgar, de forma popular, um acontecimento que os camponeses faziam pontualmente a cada ano no inverno, e que representava a sobrevivência da família durante o ano: A Matança do Porco. Este dia era uma festa nas casas onde se matava o porco, e esta tradição se conserva ainda atualmente.







Logo pela manhã pode-se acompanhar todo o processo de preparação do tradicional evento gastronômico, tal qual era feito no campo: cortar, desossar , trinchar, temperar, embutir, provar e cozinhar nos caldeirões. Os moradores do povoado participam ano após ano. Podemos desfrutar de tudo isso enquanto guardamos a fome para a hora de saborearmos o almoço que nos é preparado em La Cellera de Ter.



O almoço pode acolher até 1.000 pessoas. O menú consiste em uma salada camponesa, fesols secos com xinxarrells, fígado com mantellina ( prato típico de La Cellera), grelhado de carne e botifarra, pão, vinho, sobremesa e café. A reserva é feita através da venda de tíckets ao preço de 10 euros. A festa se completa com um interessante mercado de produtos artesanais, uma feira de antiguidades e um encontro de motos antigas. A animação nas ruas fica por conta dos "grallers" ( pessoal que toca um instrumento de madeira parecido com uma flauta de som similar a uma gralha ), "gegants" ( bonecos enormes com pessoas no seu interior ) e também "sardanes" (dança típica da Catalunha ).









Site de referência: "www.firesifestes.com/Fires/F-Matança-Porc-Cellera-Ter".htm

B- FEIRA DO EMBUTIDO DE BESCANÓ
Bescanó - Gironès ( 28/03/2004 )



O PORCO É PROTAGONISTA

Sempre se falou, e é bem verdade, que do porco tudo se aproveita. De uma ou de outra forma, é difícil imaginar qual parte de sua anatomia não é utilizada. Até mesmo o ossos.... Em Becanó, durante a Feira do Embutido, pode-se provar, comprar e apreciar umas mil e tantas formas do produto. Os embutidos são os donos da festa, mas não podemos esquecer a "carn de perol" ( carne preparada em uma panela metálica especial, de forma quase hemisférica ), os "llardons" ( torresmos ) e os bons pernis.





Durante este evento feiral e festivo, todo o povoado desprende um agradável aroma de produtos de primeiríssima qualidade, muito bem elaborados por mestres artesãos que, a partir da tradicional matança do porco, nos oferecem uma extensa variedade de alimentos derivados deste animal tão arraigado à nossa cultura, à nossa sobrevivência e à nossa gastronomia.





E tudo isso bem temperado com uma série de atividades lúdicas que nos surpreendem durante o domingo todo: Sardanes, Grupos musicais, As "Puntaires" ( mulheres bordadeiras ) com suas almofadas, agulhas, "boixets" ( pequeno utensílio de madeira boix torneada, própria para bordar na almofada ), os fios e sua arte. Fazem parte também, espetáculos infantis e exposições.












Site de referência: "www.firesifestes.com/Fires/F-Embotit-Bescano.htm"


 Mais...
História
Símbolos
Cultura
Governo
Turismo


Com o apoio de :