Cultura

Tema : Carnaval


"FESTAS TRADICIONAIS DA CATALUNHA"
CARNAVAL DE SOLSONA


Neste mês de fevereiro, entre os dias 19 a 24, comemora-se o CARNAVAL DE SOLSONA. É um carnaval emblemático onde vale rir-se de tudo, principalmente se for de você mesmo, do seu vizinho, do defunto e até daquele que o vela.

Vocês sabem qual é o apelido dos solsoneses? Pois é, eles são conhecidos por MATA RUCS ou MATA JEGUES, em português. A origem deste nome é explicada através de uma lenda:

Há muitos anos atrás, contam as pessoas, cresceu no campanário de uma igreja, uma erva má ( isso mesmo, una mala herva ) e não havia meio de removê-la. Alguém, então, teve a brilhante idéia de fazer subir um jegue para comê-la. Amarraram então o jegue pelo pescoço e... lá foi ele para cima. O jegue acabou morrendo, mas não se sabe se ele conseguiu ou não comer a erva.

Este fato acabou consolidando o apelido de MATA RUCS e deu origem a um dos carnavais mais famosos do País. A festa começa com o relinchar do jegue, o seu içamento e a sustentação do animal no campanário, quando lá de cima, ele solta sem preconceito algum, uma enorme urinada que acaba encharcando a todos.

Não é necessário dizer que hoje em dia o animal não é de carne e osso, e sim um figurante da festa, e que o jegue verdadeiro está comodamente instalado no seu estábulo. Ele é o elemento central mas, no Carnaval de Solsona também são encontradas outras figuras festivas da capital do Solsonès: a Vaca, o Boi, os Gigantes Loucos, o Bezouro, a Coruja, a Dragoa e os Cabeções.

Os personagens mais extravagantes do carnaval são os Gigantes Loucos, que não param de dar voltas ao som do "pasdoble" Bufí, peça solsonina que se tornou o hino da festa.

Mas precisamos ficar bastante atentos, pois os gigantes podem se atrever a nos dar uma bela mordida e com isso acabamos perdendo o rumo da história. É uma boa maneira de fazer o público participar e prender sua atenção com tudo aquilo que acontece na praça. Não se pode bobear.






Na noite de sábado para domingo é o período em que o Carnaval se manifesta com todo o seu poder de convocação.

Chega a madrugada e estão à nossa espera umas revigorantes "sopes escaldades" ( sopas ferventes ) que nos ajudam a ficar acordados e em forma para continuar a festa com o Baile dos Gigantes e o Baile dos Animais.








Fonte: http://www.firesifestes.com/Fires/F-Carnaval-Solsona.htm


 Mais...
História
Símbolos
Cultura
Governo
Turismo


Com o apoio de :