Exposições
Conjunto Cultural da Caixa Expõe Artistas Catalães

O Conjunto Cultural da Caixa abrirá no próximo dia 3 de agosto, às 19 horas, em seu espaço nobre localizado na Praça da Sé, 11, térreo, a mostra "L'Art Català do Brasil". A exposição, que tem curadoria do crítico de arte Enock Sacramento, reúne obras dos seguintes artistas catalães e descendentes de catalães, que vivem no Brasil: David Dalmau, Inês Zaragoza, José Zaragoza, Luis Bayón, Margarita Farré, Pascualet, Paulino Lazur, Pere Tort, Roberto Crivellé, Robbis Llobet, Roberto Ferro, Ines Hernández e Tony de Castro.
A mostra seguirá em setembro para o Conjunto Cultural da Caixa do Rio de Janeiro e, na seqüência, para o Conjunto Cultural da Caixa de Brasília. No próximo ano, redimensionada, ela será montada em Barcelona e, finalmente, irá para Amposta, que em 2006 será a Capital da Cultura Catalã.

David Dalmau, Pascualet e Pere Tort exporão pinturas. Tort, 88 anos, teve participação destacada na arte espanhola dos anos 40, antes de transferir-se para o Brasil. Em Barcelona, criou o grupo de vanguarda "Els Blaus de Sarrià", foi amigo do escultor Yepes e de Torres Garcia e expôs com Puig, Pons, Cuixart e Tàpies, dando origem ao movimento "Dau al Set". José Zaragoza, mostrará técnicas mistas da série "Chaves". Sua filha Inês Zaragoza apresentará seus mais recentes "Relicários", realizados em Tiradentes, Minas Gerais, onde ela reside atualmente para estudar a imaginária mineira e a obra dos santeiros. Robbis Llobet, arquiteto e designer, exporá projetos de produtos para a construção civil, utilitários domésticos e equipamentos, como a prancha "Sea View", com visor para observação subaquática, além de um projeto com o qual participou do Concurso UIA Barcelona, em 1996.

Também arquitetos, Roberto Ferro e Ines Hernández mostrarão projetos do Centro Cultural de Diadema , que recebeu o primeiro prêmio em concurso público, mas não ainda não foi construído, do Colégio Boni Consili, Colégio COC Unidris, Escola Pinheiro, do edifício de escritórios da Erickson do Brasil e do Hospital Emílio Ribas. Os escultores comparecem em maioria. Participarão da mostra com obras tridimensionais Luis Bayón, Margarita Farré, Paulino Lazur, Roberto Crivellé e Tony de Castro. Luis Bayón exporá esculturas em mármore, Margarita Farré, esculturas em bronze, Paulino Lazur, obras em madeira e alumínio laminado e Roberto Crivellé, esculturas realizadas com metais diversos.

Segundo Màrius Vendrell, presidente do Catalonia - Centro de Cultura Catalã de São Paulo, entidade que idealizou e promove a mostra, “essa exposição é uma centelha que certamente acenderá a chama de um proveitoso intercâmbio cultural entre o Brasil e a Catalunha". A exposição está patrocinada pela Caixa Econômica Federal e pela Generalitat de Catalunya (Govêrno da Catalunha) e conta com o apoio da Embaixada da Espanha.


- Fotos: "L'Art Català do Brasil"

- Baixe aqui o convite da Exposição "L'Art Català do Brasil"

 Mais...
Cursos
Exposições
Mostras de cinema
Palestras
Eventos
Sessões de Vídeo
Músicas

















Com o apoio de :